Quando descobrimos a gravidez, é inevitável que uma série de hábitos sejam modificados. No meu caso, a primeira coisa que tive que mudar foram os cuidados com a pele, principalmente a do rosto. Há anos tento me livrar dos melasmas, aquelas manchas marrons horrorosas no rosto que surgiram por causa da SOP. Já usei ácidos manipulados sem muito sucesso, mas desde o final de 2012 estava me dando bem com um creme prescrito pela dermatologista. Ao descobrir que estava grávida, tive que descontinuar o uso imediatamente, assim como tive que abandonar os cremes antiidade.

Além da mudança de hábitos para não prejudicar a formação do bebê, a montanha-russa hormonal que vem de brinde com a gestação muda também as características de nossa pele. No meu caso, que tomo Utrogestan 200 desde a descoberta da gestação, sofri ainda mais com o “presente de grego”: a oleosidade no rosto e no colo, acompanhada de espinhas grandes e doloridas. A sorte é que nunca foram várias espinhas de uma só vez, geralmente aparecem uma ou duas, vão embora, e só depois surgem outras.

Mesmo assim, vem o desafio: o que posso fazer para cuidar da pele do rosto?  Caprichar na limpeza diária e no protetor solar, para não agravar os melasmas.

cuidados com o rosto

A primeira dificuldade foi achar um bom gel de limpeza que tivesse uma formulação mais suave. Optei pelo Gel de Limpeza Renew Rejuvenate (embalagem azul), indicado para a faixa etária de 25 anos. Quando o meu acabou, vi que esta linha foi substituída pela linha Renew Vitale (embalagem rosa) e comprei o Gel de Limpeza Facial Renew Vitale.  Em promoção, custou R$ 15,00 e gostei bastante, pois retira a oleosidade sem ressecar a pele. Também é eficiente para remover maquiagem, principalmente máscara para cílios à prova d’ água. Achei sua textura em gel bastante econômica.

Continuei a usar meu bloqueador solar favorito, o Episol Color (Pele Clara) 30 FPS. É o meu eleito desde julho de 2012 e, desde que o descobri, não uso outra base, pois ele tem uma cobertura é fantástica. Sua textura foundant se torna fluida durante a aplicação e tem acabamento mate, fazendo com que a pele oleosa resista ao calor por mais tempo. Quando preciso sair no sol, bato um pouco do pó compacto por cima para retirar o excesso de brilho e pronto, o filtro segura bem a oleosidade. Até agora, não ganhei nenhuma mancha nova com a gestação. É um filtro solar que rende bastante e não custa muito (o último comprei no início do ano por R$ 47,00).

Por causa da licença médica, quase não saio de casa, só quando tenho consulta, exame ou perícia. Por isso, quando fico só dentro de casa, para economizar o filtro solar eu uso o Dream Fresh BB Cream Maybelline. Já faz tempo que os BB Creams viraram febre, mas só neste ano chegaram no mercado as opções nacionais (Maybelline, Loreal e Avon). Eu ganhei o meu de uma amiga, na cor Médio, a ideal para minha pele. Além de ter FPS 30 para proteção solar, ele promete outros 7 benefícios: hidratar, oil free, disfarçar imperfeições, se ajustar ao tom da pele, melhorar a aparência e suavizar a pele. O cheiro não é agradável, mas passa rápido. A cobertura que disfarça imperfeições fica só na promessa, pois ela é bem discreta. Também fiquei na dúvida se é realmente oil free, pois não aguentou a oleosidade da minha pele.  Acredito que este produto deve se adaptar melhor para peles secas.  O preço médio é R$ 30,00, ainda bem que o meu foi presente, pois não vale isso, está sendo meu quebra-galho só para usar dentro de casa. Uma amiga de minha mãe me deu o BB Cream da Avon, ela vai me entregar no próximo fim de semana. Depois que experimentar, conto aqui sobre ele.

Estes são os meus cuidados básicos diários. Confesso que adquiri um outro hábito nestes últimos meses: não sair de casa sem maquiagem. Não saio “montada”, claro, mas  além da base não deixo de aplicar máscara para cílios e uma sombra marrom esfumada de leve (estou apaixonada pelo Lápis Sombra Marrom Colortrend, acho prático e não derrete ao longo do dia). Pode parecer bobagem, mas tem feito um bem danado para a minha autoestima…

Até logo!