O Dia Mundial Sem Compras acontece no último sábado do mês de novembro. Neste ano, a data será comemorada no dia 27. Este movimento foi criado em 1992 para promover o consumo consciente.

A data é muito importante e nos alerta para uma reflexão sobre nossos hábitos de consumo e os impactos causados por ele no meio ambiente. Tudo o que compramos é realmente necessário?

Reconheço que essa é uma pergunta que eu preciso me fazer com mais frequência. Separo o lixo reciclável em minha casa (na cidade onde moro tem coleta seletiva), esforço-me para economizar energia elétrica e água, reaproveito embalagens sempre que possível, evito pegar sacolas plásticas quando faço compras (deixo uma ecobag na bolsa para me ajudar e levo sacolas grandes ao supermercado), geralmente compro roupas e sapatos para substituir as peças impróprias para uso…

Apesar de tudo, tenho um ponto fraco: cosméticos. Tenho me policiado bastante para só comprar algo novo para substituir o que tiver acabado. Confesso que a dificuldade é grande, pois amo testar perfumes, makes, hidratantes, xampus, condicionadores, cremes para pentear, máscaras, etc. Prometi que só compraria xampu e tintura com mais frequência, e que um novo batom ou nova base só entraria em minha casa depois que o “finado produto” já tivesse ido para o lixo.

Estou conseguindo cumprir minha promessa? Por completo, ainda não. Já diminuí e muito a minha frequência nas compras – pela saúde do planeta e pela saúde do meu orçamento também, que está comprometido para a realização do sonho da casa própria (e pelo desejo de deixá-la do jeito que meu marido e eu desejamos, hehe). Não é fácil me manter afastada dos folhetos da Avon, das prateleiras das Americanas, das perfumarias, das farmácias… Mas vou continuar me vigiando, vou sim!

E você, já adotou estratégias para um consumo consciente?

Até logo!

