No mês passado, ao passar pela seção de livros do Carrefour, vi uma promoção de títulos chick lit da Essência (o selo “mulherzinha” da Editora Planeta) a R$ 19,90 cada. Queria todos, mas como o $ não permitia, escolhi apenas um: “A Próxima Grande Sensação“, de Johanna Edwards. O motivo da escolha? Identificação com a protagonista da história, que também é gordinha, hehe.

Kat Larson tem 27 anos e trabalha em uma empresa de Relações Públicas na cidade de Memphis. Namora Nick, editor de moda de uma revista masculina Londrina. Eles se conheceram on line, e é assim que o namoro vem acontecendo há alguns meses – além de românticas conversas telefônicas, claro. Ambos nunca se viram pessoalmente, só por fotos. Porém, existe um “pequeno” problema nesta relação: Nick acha que Kat usa manequim 34, mas na verdade ela é uma garota tamanho 50.

Mas Nick quer conhecê-la logo, e Kat não quer que ele descubra a verdade. Sua amiga Donna a incentiva a se inscrever no reality show que será lançado: From Fat To Fabulous – ou Fat2Fab. Assim, ela poderia diminuir seu manequim e aumentar seu saldo bancário – e, de quebra, poder ficar com o namorado inglês. Parecia um plano perfeito.

Kat consegue ser uma das seis mulheres escolhidas para participar do programa. Por quatro meses, ficaria confinada em uma mansão em Hollywood. Mas se ela pensava que seus maiores problemas seriam a convivência com pessoas desconhecidas, as câmeras ligadas o tempo todo e as restrições alimentares, ela estava enganada. No reality, as participantes são obrigadas a encarar de frente os problemas pessoais que ficaram do lado de fora da casa. E Kat confronta o seu em rede nacional: Nick. Que modo pouco romântico de conhecer seu namorado virtual, não? Agora, sim, seus problemas estavam só começando…

O livro prende nossa atenção de tal forma que devorei suas 316 páginas em 2 dias. Queria saber logo o desfecho das confusões de Kat. Apesar de ser uma leitura leve, a história discute de maneira franca os bastidores de um reality show, sem deixar de falar sobre as manipulações feitas pela edição deste tipo de programa, que se dedicam a rotular seus participantes e criar enredos para quem está assistindo pela TV. A reflexão que o livro nos incentiva sobre o excesso de peso é muito interessante, que a autora discute a partir do ponto de vista de cada personagem sobre seus problemas com a gordura.

Já leu? Recomendo!

Anúncios