Ganhar livro de presente é tudo de bom, ainda mais quando as pessoas já sabem seus tipos favoritos de livros. Dessa vez quem me presenteou foi mamãe, com o “1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil” ,  de Laurentino Gomes (Planeta do Brasil, 408 páginas).

Admito que, apesar de ser formada em História, não gosto muito dessa parte da História do Brasil, acho tediosa mesmo – e tenho também um pouquinho de preconceito com jornalistas que escrevem livros como se tivessem diploma de historiador. Entretanto, não tive como escapar: mamãe leu sobre o sucesso do livro e perguntou se eu já tinha lido. Disse que não, e ela ficou espantada: “como uma professora de História não leu esse livro ainda?”. A danadinha nem me deixou explicar, e disse que compraria o livro para mim.

Dito e feito: quando chego em sua casa, lá estava o livro, aguardando por mim…

Agora não tem jeito, vou ler e conhecer um pouco mais sobre o Brasil Colônia. Quem sabe eu até acabe gostando do assunto e me animando a ler a continuação, o “1822”? Quando terminar a leitura, escrevo aqui a minha opinião.

Até logo!

