Pena que EU não vou...

Hoje começou a 21ª Bienal do Livro de São Paulo, a feira de livros mais  esperada – e desejada – pelos leitores brasileiros. Os números impressionam: serão mais de 350 expositores nacionais e estrangeiros espalhados em um pavilhão de 60 mil m². Além dos milhares de livros, lançamentos e sessões de autógrafos, a feira oferece uma intensa programação cultural.

Pena que eu não vou… Estou a muitos quilômetros de distância de SP, sem tempo nem $ para uma viagem como essa. Visitei a Bienal somente uma vez, em 1996: a viagem e os livros adquiridos na feira foram o meu presente de 15 anos. Bom demais!

Se você é de SP ou vai visitar a feira, veja estes livros da Editora Cultrix que serão lançados na Bienal:

  • Mente e Cérebro Poderosos: Um Guia Prático para a Sua Saúde Psíquica e Mental” – Conceição Trucom

Acho que este livro despertou meu interesse devido ao meu lado hipocondríaco cuidadoso de ser: desde que minha avó materna apresentou os primeiros sintomas do Mal de Alzheimer, eu comecei a ler tudo o que vejo sobre como manter o cérebro jovem e saudável. Ok, pode ser paranoia minha, mas prefiro tentar tudo o que for possível para manter a mente sadia. Melhor prevenir e não arriscar…

O lançamento da Editora Cultrix mostra que o cérebro pode ser nutrido, tonificado e fortalecido por meio de exercícios que previnem, ampliam e resgatam nossa capacidade mental deixando a mente mais lúcida e alerta.  Tais exercícios cerebrais podem ser praticados por pessoas de todas as idades, visando ativar o funcionamento do cérebro através da prática para estimular o desenvolvimento de novas aptidões e inteligências, melhorar a capacidade mental e de concentração, aumentar a motivação, desenvolver a criatividade e proporcionar melhorias nos relacionamentos interpessoais.

A autora, Conceição Trucom, é química, formação que lhe proporcionou aprofundar-se nos estudos da bioquímica e da neurociência, aliando-os com conhecimentos “ocultos” como a metafísica, a física quântica, a meditação, a yoga, a alimentação vegetariana e as medicinas e terapias holísticas.

De acordo com o release divulgado pela editora, “o livro trata ainda de temas como a alimentação que estimula as conexões cerebrais, maneiras de combater o mal de Alzheimer, o estresse e a depressão, entre outros”. Ou seja, preciso ler mesmo!!!

A obra tem 152 páginas e custa R$ 23,50.

  • A Grande Virada – Do Império Global à Comunidade da Terra” – David C. Korten

Como professora de História, adoro discutir economia e política (quem já navegou pelo meu blog sabe que sempre abordo esses assuntos por aqui). Além disso, tenho que me manter informada para responder às perguntas feitas pelos alunos.

Neste lançamento da Editora Cultrix em parceria com a Amana-Key, o autor David C. Korten faz uma detalhada análise sobre o cenário global e propõe uma nova visão, com destaque para os setores social e econômico. Segundo informações do release, “ele  coloca em debate a resistência popular contra a globalização corporativa e a plataforma política neoliberal do mundo. Por outro lado, avalia com simpatia, a postura de um número cada vez maior de empresas que adotam iniciativas à parte do mundo corporativo, voltadas para o funcionamento de ecossistemas saudáveis: “as ações incluem desde campanhas em prol do consumo local a esforços para a eliminação de subsídios à corporações, responsabilização das instituições em relação aos danos que causam, além da reforma de leis que regulam seu funcionamento” – comenta o autor”.

O livro destaca, ainda, as práticas verdes disseminadas por diversos grupos no mundo todo, como a agricultura sustentável, bem como a existência de ações voltadas à cidadania.

Como a última disciplina que cursei em minha pós-graduação foi justamente Responsabilidade Social Empresarial, acredito que a leitura deste livro possa complementar o que estudei.

A obra tem 408 páginas e custa R$ 56,00 (na Siciliano ele está em promoção por R$ 44,80).

Se ler algum deles (e quero ler!), faço resenha aqui. E você, conhece ou leu estes livros? Comente!

Até logo!

