“Sua presença me conforta, seu cheiro me excita. Quanto maior ele for, mais prazer me proporcionará. De noite ou de dia, na cama, no sofá, no banheiro, no ônibus – toda hora é hora, e qualquer lugar é válido. Quando eu não o tenho ao meu alcance, fico desnorteada, roendo unhas, tentando antecipar a próxima vez.

Já cheguei atrasada no trabalho por sua causa. Já fui privada de incontáveis noites de sono. Todavia, cada experiência é única e inigualável, e vale todo o esforço.

Mesmo que eu tente negar, tornou-se uma compulsão. Sim, é uma compulsão. Sou compulsiva.

Sou uma leitora quase que fescenina: não sou fiel a nenhum autor, muitos me agradam. Promovo verdadeiros bacanais literários, lendo, ao mesmo tempo, autores completamente diferentes, misturando o tradicional e o heterodoxo, o conservador e o politicamente incorreto.

Nas últimas três semanas estive envolvida com José Saramago, Geraldine Brooks e Aldous Huxley. O que eles têm em comum? Apenas o fato de me envolverem completamente com suas narrativas.

Não posso ficar sem um livro ao alcance de minhas mãos e meus olhos. Tenho crise de abstinência, tal qual um viciado na falta de seu entorpecente. É como se faltasse um pedaço de mim. É como se o livro fizesse parte de um elixir, cuja função principal fosse tornar minha vida menos enfadonha e deixá-la mais emocionante. Preciso saber que ele está ali, bem perto de mim, aguardando que eu me abandone em meio às suas páginas…

Sempre fui assim. Arrisco-me a afirmar que desde criança tenho este comportamento de traça. Esta história daria até um livro e, parafraseando Markus Zusak, poderia se chamar “A menina que devorava livros”.

No momento estou divida entre John Grogan e Mario Vargas Llosa: o novo e o antigo fazendo parte de meu presente. Entrego-me aos dois, como uma amante passiva, em busca de novas aventuras em mundos distantes e desconhecidos…”

Publiquei este post originalmente no blog Maldita Compulsão em janeiro de 2009, para tentar explicar o meu vício em livros.

O vício continua – ainda bem, pois ler é uma das melhores coisas da vida! Por isso, hoje vou anexar ao texto os livros que estou lendo e os que irei ler em breve.

1- Leituras em andamento

Noturno” (Ed. Rocco) é o primeiro volume da Trilogia da Escuridão, escrita por Guillermo Del Toro (diretor do espetacular “O Labirinto do Fauno“) e Chuck Hogan, sobre uma batalha entre homens e vampiros. Ainda não cheguei na metade do livro (são 463 páginas), mas já posso afirmar que a narrativa realmente prende a atenção. Se você gosta de livros de suspense, é uma boa opção! Assim que terminar, vou resenhá-lo aqui. O melhor de tudo é que paguei apenas R$ 9,99 pelo livro, em uma promoção das lojas Americanas (na loja física, não no site).

Tem Alguém Aí?” (Ed. Bertrand Brasil), de Marian Keyes, é o único livro que ainda não tinha lido desta autora que adoro. Já estou na metade das 598 páginas, também vou falar sobre ele aqui no blog. Paguei R$ 16,00 pelo livro em um leilão na Loja do Altivo.

2- Próximos livros

Na semana passada, recebi um livro da Lua de Papel, nossa parceira aqui no blog: “O Executivo sem Culpa“, de João Hermida.

Começo a ler ainda esta semana “O Executivo sem Culpa” (186 páginas). No livro, o autor faz uma reflexão sobre a importância de se manter os valores pessoais na vida profissional, visto que a falta de ética é um problema comum em empresas e nas relações interpessoais. Como eu ministro cursos sobre ética profissional e relações no trabalho, a leitura vai ser muito pertinente e enriquecedora.

3- Na fila de espera

Recebi hoje pela manhã a Trilogia Millennium, com os três livros super badalados de Stieg Larsson: “Os Homens que Não Amavam as Mulheres“, “A Menina que Brincava com Fogo” e “A Rainha do Castelo de Ar” (Ed. Companhia das Letras). Presente de meu maninho, que comprou a coleção em uma superoferta do site Americanas.com: R$ 49,90 pelos três livros! Estou curiosa para saber se estas histórias de suspense são tão boas quanto dizem…

E você, o que está lendo? Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante aqui no Funcionária do Mês.

Até logo!

