Ultimamente, tenho refletido muito sobre a ética no ambiente de trabalho. Afinal, quem nunca se deparou com fofocas na empresa? Ou então, o que é pior, quem nunca foi alvo de alguma fofoca, comentário maldoso ou intriga, feito unicamente com a intenção de prejudicar sua imagem na empresa?

Ética, que vem do grego ethos, pode ser definida como uma reflexão dos princípios responsáveis pelas atitudes de cada pessoa, e que diferenciam entre o bem e o mal. Na prática, isto significa que a pessoa que é ética procura ser justa em suas ações, pois Deus observa cada uma de suas atitudes.

No início da sociedade industrial, a ética no trabalho foi utilizada como instrumento de coerção do trabalhador. Ou seja, os princípios que cada empresa utilizava para determinar o que ela entendia por ética eram, na verdade, uma forma de garantir a obediência e submissão do empregado.

Depois, a ética passou a ser vista não como um meio de obter a submissão do funcionário, e sim passou a orientar a postura que era esperada de cada profissional. Podemos ver o exemplo dos médicos que, ao se formarem, adotam um código de ética que, ao menos na teoria, irá determinar as suas ações.

Entretanto, na economia globalizada dos dias de hoje, a ética tem sido observada apenas no discurso das organizações, e não tem feito parte de seu cotidiano, pois ela se encontra subordinada a um valor ainda mais importante para as corporações: a competitividade.

Esta competitividade não se refere apenas às organizações e ao espaço que cada uma busca no mercado, mas principalmente entre as pessoas que trabalham nestas corporações. Apenas a existência desta competição justifica a falta de ética entre os colaboradores: afinal, se você não estiver interessado em prejudicar seu colega de trabalho, para ganhar seu cargo ou por inveja, por que motivo fofocar sobre ele ou fazer intrigas? O que se ganha com isso, além da inimizade de pessoas mais justas, ou até mesmo perante seus chefes? Se quiser falar sobre alguém, que seja para fazer um elogio ou para ajudar. Comentários desnecessários prejudicam mais a sua própria imagem do que a da pessoa da qual se fala.

Por isso, a ética deve sempre estar presente em suas atitudes. Não importa se você trabalha em uma multinacional ou em uma microempresa, todas as suas ações são vigiadas e, optando pelo bem ou pelo mal, um dia você terá que prestar contas de tudo.

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